16/10/2008

Sex 10 Out 08 - 7º Festival o Gesto Orelhudo 2008









fotos © Marilyn Marques | d'Orfeu
(Todas as fotografias estão protegidas pela lei, ao abrigo do Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos.)

21h45 Toques do Caramulo & Galandum Galundaina [
(Auditório de Recardães]
Dois dos mais identitários grupos da nova música tradicional portuguesa - "Galandum Galundaina" e "Toques do Caramulo" - tomam juntos o palco, homenageando os recônditos repertórios com que vêm marcando a nova música tradicional portuguesa. Todo matriz e autenticidade, o espectáculo vagueia cantigas do planalto mirandês à Serra do Caramulo. Mira Lo Miguel como estão Debaixo da Oliveira. Repiquem as gaitas, cantem rabecas, soprem as frautas e trinem braguesas, que é Portugal serrano a cantar.
Participações especiais de Pauliteiros de Miranda, Caretos de Podence, Orfeão de Águeda, Os Serranos Associação Etnográfica, Coro Jovem da ARCEL e Coro Infantil EMtrad’. Palco cheio e tradições partilhadas para uma grande festa!

3 comentários:

Lara Figueiredo disse...

Parabéns!
O Coro Infantil EMtrad' portou-se muito bem!
Beijinhos!

Maria José Machado disse...

Este ano, duas razoes fortes me levaram a participar no espectáculo:
A primeira (e mais antiga) prende-se com a associação rápida e natural que, o que vem da d´orfeu, vale a pena porque tem qualidade, e a segunda razão(mais recente), tem a ver com o facto do meu filho Rodrigo fazer parte do coro.
Foi mais um espectáculo á altura do que já vamos estando habituados, onde não e fácil adjectivar o que vivenciei.
O que se passou então? Bem, da minha cadeira deliciei-me com o dinamismo, a interacção a qualidade, a quantidade, a seriedade, a brincadeira, o empenho, o gozo, os movimentos, a improvisação, as vozes, as sonoridades e a envolvência - tudo a convergir e a reflectir no fio condutor chamado Luís que dá a sensação de estar em casa (e se calhar está), tal o á vontade e a serenidade demonstradas em palco! E depois há outro aspecto a salientar no Luís: tem uma voz absolutamente fantástica e muito apropriada ao estilo tradicional. É esta a minha opinião de leiga atenta. Posteriormente, tive oportunidade de comentar com outras pessoas o dito espectáculo e chegámos todos a conclusão de que valeu bem a pena assistir ao encerramento do Gesto Orelhudo em Recardães. Gostei muito de ver o salão completamente cheio de gente participativa e que no final saiu de cara alegre e sorriso no rosto. Penso ser esta a melhor resposta ao sucesso do espectáculo!


Parabéns e obrigada!
Zé (Mãe do Rodrigo)

Stanislava Pavlov-Stacha disse...

Muito obrigado :)